sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cardiologista sanjoanense lidera investigação inovadora

Cientistas descobrem solução para a doença do aperto da válvula aórtica. Investigação doutorou médico sanjoanense.
-
Os milhares de idosos que sofrem da doença do aperto da válvula aórtica vêem agora a sua vida facilitada, graças à descoberta da equipa de cientistas liderada pelo sanjoanense Luís Moura. A investigação coordenada pelo sanjoanense foi apresentada recentemente nos Estados Unidos da América, no âmbito do Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, sendo a única portuguesa com direito a comunicação oral.
-
A solução encontrada pelos portugueses passa pela descoberta da medicação certa para desentupir a válvula, permitindo o melhor funcionamento do coração e prolongando a vida dos doentes. O estudo dos cientistas foi desenvolvido com base na observação de doentes internados no Hospital de São João, Porto, e no Pedro Hispano, Matosinhos.
-
A presença em Chicago representa “um importante reconhecimento da comunidade científica, pois o grande número de participantes e de novidades em debate obriga a uma complicada gestão do tempo”, afirmou Francisco Rocha Gonçalves, um dos supervisores do projecto, em declarações ao jornal “24 Horas” do passado dia 1 de Abril.
-
O Congresso do Colégio Americano de Cardiologia é um dos maiores eventos mundiais da especialidade, reunindo mais de 20 mil cardiologistas de todo o mundo.
-
Luís Moura tem 42 anos e é cardiologista no Hospital Pedro Hispano e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A investigação apresentada nos Estados Unidos foi coordenada no âmbito do seu doutoramento. (Labor)

Sem comentários: