domingo, 11 de maio de 2008

DIAGNÓSTICO DIFÍCIL DO LÚPUS ENGANA MÉDICOS

O lúpus é uma doença crónica e sistémica que pode afectar qualquer pessoa, independentemente da idade, raça ou sexo. A esmagadora maioria dos pacientes são mulheres adultas – 90 por cento com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos. Não é contagiosa, nem hereditária.
-
É uma doença autoimune porque o organismo não tem as defesas imunológicas necessárias para combater os anticorpos gerados pelo próprio organismo e que vão afectar qualquer órgão vital, como por exemplo, coração, rins, olhos, sistema nervoso central e pulmões, entre outros.
-
Há três semanas morreu uma pessoa em Beja, vítima da doença, e na mesma localidade encontra-se uma outra em estado grave.Trata-se de uma doença de difícil diagnóstico, cujos sintomas começam com febre e dores articulares.
-
Esta patologia divide-se em dois grupos: Lúpus Eritematoso Discóide (LED), que afecta a pele, e o Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), que afecta qualquer órgão.As causas são, por enquanto, desconhecidas da comunidade médica e científica, mas existem factores que podem contribuir para o seu aparecimento, tais como ambientais (o sol), genéticas, alimentares, comportamentais, como o ‘stress’ e qualidade de vida. (Correio da Manhã)

Sem comentários: