quarta-feira, 9 de julho de 2008

Fumar relacionado com dor de costas

-
Os fumadores sofrem mais de dor de costas crónica do que os não fumadores, segundo os investigadores do Instituto Robert Koch Smokers, de Berlim. Os resultados foram publicados na "Deutsches Arzteblatt International".
-~
Os investigadores do Instituto Robert Koch entrevistaram mais de 8 mil pessoas em 2003 sobre temas sociais e demográficos, assim como de saúde e estilo de vida. Monique Zimmermann-Stenzel e colegas analisaram os resultados dos questionários e descobriram que os fumadores e antigos fumadores sofriam de dor de costas crónica muito mais frequentemente do que os não fumadores.
-
Os indivíduos que consumiram tabaco durante mais de 16 anos apresentaram uma probabilidade duas vezes maior de sofrer de dor de costas crónica do que aqueles que fumaram durante menos de 10 anos. A probabilidade de dor de costas multiplicou-se nos indivíduos que fumaram durante mais de 26 anos. Por outro lado, a frequência do consumo de tabaco e as quantidades fumadas não foram considerados.
-
Os autores revelaram que o consumo de tabaco não provoca necessariamente dor de costas crónica, é tão possível que as pessoas que têm dor de costas crónica fumem para aliviar as dores. A associação exacta entre fumar e a dor de costas terá de ser clarificada em estudos apropriados.(Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: