terça-feira, 10 de março de 2009

Terapia de combinação ajuda a aliviar sintomas da fibromialgia

-
Investigadores alemães relataram que uma revisão de resultados de ensaios clínicos demonstraram que uma abordagem multifacetada pode ser efectiva no tratamento da fibromialgia.
-
O Dr. Winfried Häuser, da Clínica Saarbrücken, relatou à Reuters Health que as directrizes alemãs recomendam um tratamento multidimensional para a fibromialgia composto por, pelo menos, dois componentes: educação do paciente ou terapia psicológica e exercício, como terapia de segunda linha, para os pacientes cujos sintomas e restrições na vida quotidiana não são suficientemente reduzidos por uma única terapia, tal como medicação.
-
Os investigadores, para estudarem a eficácia desta estratégia, examinaram evidências de nove ensaios clínicos de terapia multidimensional envolvendo mais de 1 100 pacientes.
-
As descobertas, publicadas na “Arthritis and Rheumatism”, demonstraram que o tratamento multidimensional foi superior ao tratamento monodimensional no alívio da dor, humor depressivo e fadiga e na melhoria da condição física.
-
Contudo, os investigadores descobriram que existem fortes evidências de que os efeitos positivos de uma terapia multidimensional nos sintomas chave da fibromialgia declinam com o tempo.
-
O seguimento mais prolongado durou 15 meses. Os investigadores concluíram que as estratégias para manter os benefícios do tratamento multidimensional, a longo prazo, necessitam ainda de ser desenvolvidas.
-
A fibromialgia caracteriza-se por dores, fadiga e dificuldade em dormir. É ainda uma doença algo misteriosa, sem se conhecer uma causa concreta. (farmacia.com.pt)
-