domingo, 12 de abril de 2009

Novo fármaco pode ajudar pacientes com artrite psoriática

-
Estudo norte-americano demonstra que o golimumab melhorou as funções físicas e os sintomas da doença.
-
A artrite psoriática é uma forma de artrite que se verifica em pessoas que têm psoríase da pele ou das unhas, e que afecta cerca de 11% das pessoas que têm psoríase.
-
O estudo incluiu 405 pacientes que ainda tinham artrite psoriática activa após terem sido administrados com medicamentos anti-reumáticos ou anti-inflamatórios não esteróides. Os pacientes foram escolhidos, de forma aleatória, para serem injectados com 50 ou 100 miligramas de golimumab ou um placebo durante quatro semanas pelo período de 24 semanas.
-
A fase III do estudo descobriu que 51% dos pacientes no grupo que foi administrado com os 50 mg, 45% do grupo dos 100 miligramas e 9% do grupo que foi administrado com o placebo conseguiu atingir uma melhoria de 20% após a décima quarta semana. Estas melhorias eram em áreas como articulações inchadas ou inflamadas, dor, actividade da doença e de funções físicas.
-
Os investigadores acrescentaram ainda que um número reduzido dos pacientes experienciou efeitos secundários ao fármaco, mas que eram apenas ligeiros.
-
O golimumab é um anticorpo monoclonal que tem como função bloquear as moléculas que induzem a inflamação.
-
Um estudo desenvolvido anteriormente já havia revelado que o fármaco melhorava os sintomas da artrite reumatóide. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: