quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Couve e espinafre fazem bem para a visão

-
Segundo um estudo publicado na revista Journal of Food Science, as hortaliças e frutas de cor podem afectar o desempenho visual, evitando assim doenças dos olhos relacionadas com a idade.
-
De acordo com a equipa de investigadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, estes alimentos possuem carotenóides, como luteína e zeaxantina, que desempenham um importante papel na visão, para além de terem um impacto positivo na retina. Ambos podem ser encontrados em couve e espinafre, entre outros vegetais.
-
De cerca de vinte carotenóides encontrados no sangue, apenas a luteína e zeaxantina são encontradas no sistema visual, sugerindo que estes pigmentos podem desempenhar um papel especial na visão humana.
-
Os investigadores acreditam que estes carotenóides podem ajudar a reduzir a incapacidade e o desconforto do brilho, o contraste e ainda aumentar o alcance visual. Eles acrescentaram ainda que cerca de 600 carotenóides podem ser identificados na natureza, mas apenas uma fracção é absorvida pelas pessoas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: