sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Exposição prolongada ao sol pode provocar cataratas

-
A exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol pode provocar danos severos na visão, entre eles as cataratas. Segundo especialistas, a radiação ultravioleta provoca alterações oxidativas nas células epiteliais do cristalino, a lente natural do olho.
-
Alterações climáticas, com ondas de calor excessivo em algumas regiões do planeta, aumentam ainda mais os riscos para a saúde. Uma equipa de investigadores constatou recentemente que na Bolívia já existem radiações UV superiores ao que é considerado seguro, ou seja, o nível máximo 16.
-
Em termos de prevenção recomenda-se a utilização de óculos escuros com capacidade de filtrar os raios UVA e UVB, alertando-se ainda para o facto da utilização de óculos de má qualidade que podem prejudicar ainda mais os olhos.
-
É imprescindível procurar um oftalmologista diante de qualquer alteração ocular, colocando de parte a automedicação, alertam os especialistas.
-
“Para pessoas que já desenvolveram a doença é importante destacar que ela tem tratamento, sempre cirúrgico, com possibilidade de restabelecimento total da visão”, acrescentaram.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: