domingo, 14 de setembro de 2008

Apneia do sono pode despoletar ataque cardíaco nocturno


-
A pressão sanguínea, os nervos e as alterações hormonais provocados pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) podem aumentar o risco de ataque cardíaco durante a noite, segundo sugere uma nova investigação.
-
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é um problema comum que se deve a uma obstrução temporária na garganta ou nas vias respiratórias superiores durante o sono, provocando vários episódios breves de respiração interrompida.
-
A doença, que pode provocar extrema sonolência diurna, pode ser tratada eficazmente através de um aparelho especial de respiração que alivia o bloqueio ao enviar ar para a garganta.
-
As alterações corporais que ocorrem com a apneia podem levar ao bloqueio das artérias coronárias e a ataque cardíaco, segundo explica o Dr. Virend K. Somers na edição de Julho da "Journal of the American College of Cardiology".
-
Se a apneia for um despoletador do ataque cardíaco, um pico de sintomas deve ser esperado durante a noite. Para investigar esta premissa, o Dr. Somers, na Clínica Mayo, em Rochester, no Minnesota, estudou 92 pacientes que sofreram ataques cardíacos, nos quais o período quando as dores no peito começaram podia ser documentado.
-
Os pacientes submeteram-se a testes do sono duas a três semanas após o ataque cardíaco, tendo a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono sido identificada em 64 pacientes (70%).
-
Desde a meia-noite às 6 horas da manhã, a frequência de ataques cardíacos foi maior nos pacientes com apneia, enquanto que das 6 horas ao meio-dia foi maior nos pacientes sem a doença.
-
No total, os pacientes com apneia apresentaram uma probabilidade seis vezes maior de terem um ataque cardíaco do que os pacientes saudáveis. Estas descobertas sugerem que os ataques cardíacos nocturnos podem contribuir para aumentar a probabilidade de morte súbita durante a noite que tem sido registada em pacientes com apneia.
-
Os investigadores sugerem que os pacientes que sofreram ataques cardíacos sejam avaliados para verificar se têm apneia.A apneia é uma perturbação grave em que a respiração se suspende repetidamente durante o sono (apneia), num tempo suficientemente prolongado para provocar uma desoxigenação sanguínea e cerebral.Geralmente, a apneia obstrutiva apresenta-se nos homens obesos que, na sua maioria, costumam tentar dormir de costas. Esta perturbação é muito menos frequente nas mulheres.
-
A obesidade, provavelmente em consequência do envelhecimento dos tecidos corporais e de outros factores, leva a um estreitamento das vias respiratórias superiores. O risco de desenvolver a apneia obstrutiva aumenta devido ao tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas e a doenças pumonares, como o enfisema. Pode existir uma predisposição hereditária para a apneia do sono (estreitamento da garganta e das vias aéreas superiores), afectando neste caso vários membros da mesma família. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: