terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cancro da próstata: Venda de testes suspensa

-
Ordena Infarmed
Cancro da próstata: Venda de testes suspensa
-
A venda de testes rápidos para a detecção do cancro da próstata, comercializados pela Innovacon, está suspensa, segundo uma decisão da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), anunciada esta terça-feira, que alega que os produtos em causa podem levar a diagnósticos falsos.
-
A decisão surge depois de o Infarmed ter detectado uma alegado problema num dos testes rápidos de detecção do cancro da próstata e ter apresentado a questão ao fabricante. A Innovacon, por sua vez, deu instruções aos distribuidores para descontinuar o uso do produto e para proceder à sua destruição, segundo informação da autoridade do medicamento.
-
Em causa estão problemas detectados na estabilidade dos dispositivos médicos para diagnóstico "in vitro" dos testes rápido e ultra rápido semi-quantitativo do antigénio específico da próstata, segundo aquela entidade.
-
O fabricante está a desencadear uma acção correctiva de segurança para todos os lotes que possuam data de limite de utilização de Novembro de 2008 ou posterior, segundo a nota do Infarmed.
-
O Infarmed recomendou ainda que sejam reavaliados os resultados obtidos com os testes afectados. (Correio da Manhã)
-

1 comentário:

Tony Madureira disse...

Olá,

É complicado os erros de diagnostico.


Beijinho