sábado, 27 de setembro de 2008

Índice de massa corporal elevado prejudica quimioterapia

-
Eficácia afectada
Índice de massa corporal elevado prejudica quimioterapia
-
A obesidade pode aumentar os riscos de se sofrer de cancro e a agressividade da doença. O mesmo pode acontecer em relação ao tratamento. Um estudo elaborado pelo M. D. Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, revelou que as pacientes com cancro da mama operável, que têm índices de massa corporal (IMC) elevados, têm menos possibilidade de obterem uma resposta eficaz do tratamento com quimioterapia do que os doentes com peso normal.
-
Pesquisas anteriores demonstraram haver uma ligação entre a obesidade e a agressividade dos cancros da mama, mas os mecanismos que ditam essa relação ainda não eram conhecidos, segundo destaca a equipa do M. D. Anderson Cancer Center, liderada por Abenaa M. Brewster, num relatório publicado no “Journal of Clinical Oncology”.
-
Nesse trabalho, os investigadores acompanharam 1169 pacientes, entre Maio de 1999 e Maio de 2004, recorrendo ao IMC para categorizar as doentes. Conclusão: as pacientes com peso normal têm maiores probabilidades de obterem uma resposta eficaz do tratamento com quimioterapia.
-
Apesar de não haver diferenças nas possibilidades de as doentes obterem uma resposta completa da quimioterapia, as que têm peso a mais correm mais riscos de sofrerem de tumores de faseIII e têm menores taxas de sobrevivência no período pós-tratamento de 4,1 anos.
-
A ligação entre um IMC mais elevado e a redução na resposta da quimioterapia “pode ser atribuída à influência do IMC na eficácia clínica da quimioterapia ou da dosagem insuficiente de pacientes obesos seguida pelos médicos por receio da toxicidade, apesar de os estudos terem demonstrado que essa prática contribui para uma menor sobrevivência livre da doença”.
-
Dados do estudo
-
Título: Relationship Between Obesity and Pathologic Response to Neoadjuvant Chemotherapy Among Women With Operable Breast Cancer
-
Publicação: Journal of Clinical Oncology, volume 26, número 25, 1 de Setembro de 2008, páginas 4072-4077
-
Autores: Jennifer K. Litton, Ana M. Gonzalez-Angulo, Carla L. Warneke, Aman U. Buzdar, Shu-Wan Kau, Melissa Bondy, Somdat Mahabir, Gabriel N. Hortobagyi, Abenaa M. Brewster(Peso & Medida - Público)
-

Sem comentários: