terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dentistas podem detectar cancro oral precocemente

--------------------------------------------------Photo credits: planetdario
-
Investigadores norte-americanos afirmam que muitas vezes os cancros orais, pescoço e cabeça são diagnosticados tarde, podendo uma visita ao dentista ajudar a minimizar estes casos.
-
De acordo com Michael Siegel, da Nova Southeastern University College of Dental Medicine, as ferramentas de diagnósticos que os odontologistas (especialistas em próteses dentárias) possuem, são suficientes para garantir que os pacientes são diagnosticados com maior brevidade possível. O especialista acrescentou ainda que o risco maior de desenvolver cancro oral acontece em adultos com mais de 40 anos de idade e que, para além de fumarem, ainda consomem álcool.
-
Todos os dentistas, incluindo os odontologistas, estão treinados para detectar estes tumores ainda em estado inicial. No entanto, apenas 28% dos pacientes revelaram ter tido exames para detectar cancro oral.
-
Diversas companhias já colocaram disponíveis testes simples de forma a auxiliar o dentista na detecção e diagnóstico precoce de lesões orais antes de se transformarem de cancro. Estes testes são indolores e relativamente baratos, segundo Michael Siegel. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: