quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Obesidade aumenta o risco Linfedema derivado de cancro

-
Segundo investigadores, a tumefação de algum órgão do corpo decorrente da perturbação ou obstrução na circulação linfática, uma condição conhecida como linfedema, é mais comum em mulheres obesas ou com excesso de peso comparativamente aquelas com peso normal.
-
Esta condição é considerada comum, e normalmente desenvolve-se após cirurgia mamária devido à remoção ou danos nos nódulos linfáticos. Radiação derivada da terapia, infecções pós-operatórias e a idade também são factores a ter em conta.
-
O estudo baseou-se em 193 sobreviventes de cancro da mama. A equipa de investigadores descobriu que o risco de linfedema era entre 40 a 60% superior em mulheres com excesso de peso ou obesas, comparativamente a mulheres com peso normal.
-
Este risco é especialmente elevado em mulheres obesas ou com excesso de peso que experienciaram inchaços pós-operatórios depois da cirurgia.De acordo com a análise dos cientistas, cerca de dois terços das sobreviventes do cancro da mama apresentam um risco de desenvolveram linfedema nos primeiros 30 meses após a operação.
-
"O linfedema tem um impacto profundo na saúde e no bem-estar, mas na maioria das vezes não é diagnosticado nem tratado pelos médicos e pacientes", afirmou Jane M. Armer, uma das investigadoras.
-
Um estudo anteriormente realizado já havia revelado que as mulheres que experienciaram esta condição após o tratamento de cancro da mama acabam por sofrer em silêncio. Outras acabam por não seguir os conselhos para tratamento dos seus médicos ou procuram outras alternativas sem o discutirem com o seu responsável de saúde. (farmacia.com.pt)
-