quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Cancro: Fumar é a maior causa de mortes devido à doença

-
Cancro: Fumar é a maior causa de mortes devido à doença
-
Investigadores afirmam que fumar está ligado a mais de 70% de mortes devido a cancro só no estado de Massachusetts (Estados Unidos) em 2003.
-
Os cientistas recorreram ao centro nacional de estatísticas para comparar o desenvolvimento de mortes devido a cancro do pulmão com mortes devido a todos os outros tipos de cancro em homens residentes em Massachusetts, nos Estados Unidos.
-
A pesquisa revelou que estas duas tendências variavam de ano para ano, desde 1979 até 2003, sendo que a associação mais forte foi registada em indivíduos com idades compreendidas entre os 30 e os 74 anos.
-
"Este estudo vem suportar a teoria entre os investigadores de que fumar é responsável por muito mais mortes devido a cancro para além do cancro do pulmão", afirmou Bruce Leistikow, investigador principal do estudo.
-
"Os principais impactos do fumo de tabaco, incluindo fumo passivo, têm sido esquecidos com a pressa de examinar outros factores potenciais de cancro, como a dieta ou factores ambientais. No entanto, a resposta mais provável acaba por ser mesmo o fumo", concluiu o investigador. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: