quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Porque é que existem tantas crianças obesas?

-
As crianças estão a ficar cada vez mais gordas, prevendo-se que a próxima geração seja, muito provavelmente, mais doente, se não for feito nada em contrário.
-
Aqui ficam algumas dicas importantes para manter os seus filhos na linha.
-
A obesidade é uma doença, e seguindo esse raciocínio estamos e estaremos cada vez mais doentes. Existe ainda pouca preocupação com o que comemos e com a actividade física, nomeadamente pelos pais das crianças, que por vezes preocupam-se mais com actividades extra-curriculares em detrimento da saúde.
-
Uma criança obesa pode ter um futuro bem diferente se deixar de o ser, não só ao nível da saúde, mas também do ponto de vista profissional, social e emocional.Ficam então onze dicas para manter as crianças na linha.
-
1. Prepare as refeições iguais para toda a família, em vez de preparar uma refeição especial para a criança que está a perder peso. Esta atitude permite criar um envolvimento saudável e muito mais apoio para a criança.
-
2. Não lhes imponha uma alimentação muito restritiva. Senão, mais tarde ou mais cedo, vão acabar por comer descontroladamente.
-
3. Não os compense ou castigue com comida. Eles necessitam criar uma relação saudável com os alimentos.
-
4. Crie horários para as refeições. Sem estes horários, as crianças tendem a petiscar com mais frequência e com menos qualidade.
-
5. Não os obrigue a comer tudo o que têm no prato.
-
6. Encoraje-os a comer devagar. Pouse os talheres entre cada garfada e engula cada garfada antes de colocar na boca a próxima.
-
7. Se lhe pedirem um 2º prato, faça-os esperar cinco minutos para ter a certeza de que têm fome. O 2º prato deve conter metade da dose do 1º.
-
8. Faça as suas refeições por etapas. Comece com os alimentos menos calóricos, sopa, vegetais e depois ingira os alimentos mais calóricos como as massas, carnes, etc.
-
9. Crie espaços próprios para as refeições. Nunca em frente à televisão ou ao computador.
-
10. Crie, pelo menos, uma refeição com toda a família. Se não for o jantar, talvez o pequeno-almoço.
-
11. Planeie as refeições atempadamente. As refeições quando planeadas, são, usualmente, mais saudáveis.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: