sábado, 3 de janeiro de 2009

Excesso de cafeína durante a gravidez pode ser prejudicial ao coração

-
Estudo norte-americano efectuado em ratos demonstra que uma dose de cafeína (correspondente a duas chávenas de café) ingerida durante a gravidez pode reduzir as funções do coração do bebé durante a sua vida.
-
Segundo Scott Rivkees, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apesar do estudo ter sido efectuado em ratos, é plausível que os mesmos efeitos aconteçam em humanos.
-
“Os nossos estudos aumentam as preocupações sobre a exposição a cafeína durante as fases iniciais da gestação, embora sejam necessários mais estudos para averiguar a segurança da cafeína durante a gravidez”, afirmou Scott Rivkees em comunicado.
-
Os investigadores estudaram quarto grupos de ratos durante a gravidez destes consoante duas condições durante o período de 48 horas. Um dos grupos, estudado em exposição ao ambiente do local, foi administrado com cafeína, e o outro administrado com uma solução de salina.
-
O segundo agrupamento de grupos foi estudado em condições onde os níveis de oxigénio estavam a metade, com um dos grupos a receber a cafeína e outro a solução de salina.
-
O estudo revelou que em ambas as circunstâncias, os ratos que foram administrados com cafeína produziam embriões com camadas de tecido que envolvem o coração mais finas que os que não tinham sido administrados com a substância.
-
A pesquisa revelou ainda que os machos adultos expostos à cafeína quando eram fetos tinham um aumento da gordura corporal de 20% e uma descida da função cardiovascular comparativamente aos que não tinham sido expostos à substância.(Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: