domingo, 4 de janeiro de 2009

Estudo: Terapia de substituição hormonal pode reduzir risco de cancro da mama

-
De acordo com um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, a terapia de substituição hormonal pode diminuir o risco de cancro da mama em mulheres pós-menopáusicas que têm um risco elevado para esta doença.
-
Os testes envolveram 472 mulheres pós-menopáusicas com a mutação BRCA1. Os dados demonstraram que as pacientes tratadas com terapia de substituição hormonal atingiram uma probabilidade 42% inferior de virem a desenvolver cancro da mama, comparativamente aquelas que não foram administradas com este tipo de terapia.
-
Os investigadores notaram ainda que existia uma associação inversa entre o uso de estrogénio e o risco de cancro da mama, enquanto a associação entre o uso de estrogénio juntamente com progesterona e o risco de cancro da mama não era significativo em termos estatísticos.
-
"Estas informações devem ser gratificantes para as mulheres que pretendem realizar uma ovariectomia como prevenção antes de atingirem a menopausa, embora sejam necessários mais estudos", afirmaram os autores do estudo. (farmacia.com.pt)-

Sem comentários: