domingo, 4 de janeiro de 2009

Investigadores descobrem substância que melhora resposta à quimioterapia

-
Investigadores norte-americanos revelaram que ingerir apigenina, um agente alimentar que existe naturalmente nos vegetais e na fruta, melhora a resposta das células cancerígenas à quimioterapia.
-
A Dra. Xuan Liu, professora de bioquímica da Universidade da Califórnia, em Riverside, e Xin Cai, investigador pós-doutorado, descobriram que a apigenina localiza o supressor do tumor p53, uma proteína, no núcleo da célula, um passo necessário para matar a célula, o que faz com que algumas células do tumor respondam à quimioterapia.
-
Normalmente, as células têm níveis baixos da proteína p53, mas quando o ADN do núcleo é danificado, a p53 vai para o núcleo onde activa genes que param o crescimento da célula e provocam a morte celular. Desta forma, a p53 assegura que as células com ADN danificado sejam mortas.
-
Em muitos cancros, a proteína p53 é tornada inactiva por um processo denominado sequestro citoplásmico, mas a apigenina é capaz de activar a p53 e transportá-la para o núcleo, resultando na paragem do crescimento da célula e na morte celular.
-
De acordo com os investigadores, na terapia o objectivo é matar as células cancerígenas. Contudo, para parar o crescimento das células e matá-las, a proteína p53 primeiro precisa de ir para o núcleo da célula para funcionar. A apigenina é muito efectiva a localizar a p53 desta forma.
-
O estudo, publicado online na "Proceedings of the National Academy of Sciences", sugere assim uma via para o desenvolvimento de quimioterapia segura através de agentes que existem naturalmente.
-
A apigenina é encontrada principalmente na fruta, como maçãs, cerejas, uvas, e em vegetais, como alcachofra, manjericão, aipo, e ainda nas nozes, chá e vinho. (farmacia .com.pt)
-

Sem comentários: