terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cereais de aveia podem ajudar a controlar diabetes

-
Investigadores escoceses vão procurar determinar se os efeitos secundários da diabetes tipo 2 podem ser controlados através de uma dieta rica em cereais ricos em aveia.
-
O governo escocês vai financiar um estudo com a duração de 16 semanas efectuado em 60 voluntários, estudo esse que será conduzido por investigadores provenientes de Inverness e Aberdeen.
-
O estudo foi organizado por investigadores da University of the Highlands and Islands, a Universidade de Aberdeen e o Instituto Rowett.
-
"O objectivo é o de desenvolver novos planos de dieta que possam vir a contribuir para o controlo da diabetes, adiar o uso de medicamentos para controlar os níveis de açúcar no sangue, e potencialmente reduzir o risco de complicações derivadas da doença", afirmou Sandra MacRury, professora no departamento de diabetes e ciência cardiovascular.
-
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
-
Nos adultos, a diabetes é, geralmente, do tipo 2, manifestando-se através de vários sintomas, como urinar em grande quantidade e frequentemente, especialmente durante a noite (poliúria), ter sede constante e intensa (polidipsia), fome constante e difícil de saciar (polifagia), fadiga, comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais e visão turva.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: