domingo, 19 de abril de 2009

Brócolos podem combater germes

-
Estudo revela que o consumo de brócolos reage melhor a infecções
-
A pesquisa foi realizada em 50 voluntários, divididos em dois grupos, infectados com o germe Helicobacter pylori.Durante o período de oito semanas, um grupo comeu até cem gramas de brócolos por dia, enquanto o outro consumiu uma quantidade equivalente de alfafa.
-
Através de exames padronizados de sangue e fezes, a equipa de investigadores descobriu que o grupo que consumiu brócolos reduziu significativamente os níveis de infecção do germe, enquanto os níveis no grupo de controlo permaneceram inalterados.
-
Apesar de existirem tratamentos antibióticos para a infecção do Helicobacter pylori, nem sempre são efectivos, podendo mesmo provocar efeitos secundários desagradáveis.
-
"Estamos animados com os resultados, mas temos de ser cautelosos para não os interpretar em demasia", afirmou Jed W. Fahey, co-autor do estudo. "Uma redução no H. pylori deveria levar a uma redução na inflamação, mas não provamos isso nesta pequena experiência clínica", adiantou o investigador, acrescentando ainda que bastaria apenas uma pequena mudança nos hábitos alimentares para obter um grande feito em doenças crónicas. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: