quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cientistas usam células-estaminais para tratar doença que causa cegueira

-
Novo tratamento deverá estar disponível a partir de 2015
-
O trabalho é resultado de uma pesquisa de oftalmologistas da University College London e do Hospital Moorfields de Londres, tendo por base substituir a camada e células oculares que sofreram um processo degenerativo devido à idade por células novas obtidas a partir da manipulação de células-estaminais embrionárias.
-
"Há uma camada de células na parte posterior do olho que é suporte da parte do olho que vê, a retina. Essa camada de células começa a degenerar-se e morre - o resultado é que a pessoa fica cega porque a parte da retina que nos ajuda a ver já não tem o respaldo do qual necessita", afirmou Peter Coffey, do Instituto Oftalmológico da UCL. "O que estamos a estudar é se podemos voltar a colocar células para regenerar essa camada", acrescentou.
-
A Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) é uma doença ocular causada pela degeneração, danos ou deterioração da mácula, a camada amarelada de tecido sensível à luz que se encontra no centro da retina e que proporciona a acuidade visual que permite ao olho notar detalhes.
-
O tabagismo, a idade avançada, antecedentes familiares, o alto nível de colesterol no sangue e a hipertensão arterial são os factores mais comuns que causam DMRI, um problema que afecta cerca de 30 milhões de pessoas a nível mundial.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: