domingo, 26 de abril de 2009

Disfunções do sistema imunitário afectam 10% da população

-
Especialistas lançam o alerta para o problema
-
As doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide ou doenças inflamatórias intestinais, afectam já 10% população portuguesa. Segundo Luís Campos, coordenador nacional do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, o problema afecta pelo menos um milhão de pessoas em Portugal.
-
As razões que levam a um aumento da prevalência das doenças auto-imunes que se tem vindo a registar em Portugal são, no entanto, desconhecidas para os cientistas.
-
"Temos alguma investigação, mas a que existe é muito insuficiente para perceber as causas da prevalência", disse Luís Campos, defendendo ainda a implementação de um registo informático padronizado das doenças auto-imunes nos hospitais portugueses.
-
As doenças auto-imunes são provocadas por uma disfunção do sistema imunitário, que ataca as células e tecidos do próprio organismo do doente. Existem cerca de uma centena de doenças identificadas, entre as quais a artrite reumatóide, espondilite anquilosante, lúpus, vasculites, doenças inflamatórias intestinais, esclerose múltipla e um tipo de diabetes.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: