quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cancro do pulmão: Teste à urina pode indicar risco da doença

-
Investigadores norte-americanos e chineses afirmam que os níveis de um metabólito na urina podem ajudar a identificar aqueles que têm risco da doença.
-
O estudo descobriu pacientes que tinham um nível médio do metabólito NNAL tinham um risco 43% superior de cancro do pulmão, comparativamente aos que tinham níveis mais baixos.
-
Após terem sido levados em conta diversos factores, como anos de consumo de tabaco, aqueles com níveis mais elevados de NNAL tinham um risco duas vezes superior de cancro do pulmão.Para além disso, aqueles com níveis elevados de nicotina e NNAL tinham um risco oito vezes maior da doença, comparativamente aos fumadores com níveis mais baixos.
-
"Fumar leva ao cancro do pulmão, mas existem cerca de 60 carcinogéneos presentes no fumo do tabaco", afirmou Jian-Min Yuan, líder do estudo. "Não há dúvidas que fumar aumenta o risco, mas o porquê disso acontecer apenas em algumas pessoas é ainda uma boa questão", acrescentou.
-
A equipa de investigadores realizou entrevistas e colheitas de urina e sangue de 50 mil pacientes, e após uma década fizeram uma avaliação do impacto de NNAL em 246 fumadores que desenvolveram cancro do pulmão, e 245 fumadores que não desenvolveram a doença. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: