quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dobesilato de cálcio pode não ajudar a prevenir danos na retina devido à diabetes

Um novo estudo revelou que o fármaco dobesilato de cálcio não ajuda a prevenir o desenvolvimento do edema macular que provoca perda da visão nos pacientes com diabetes, que sofrem de retinopatia diabética ligeira a moderada.Aproximadamente 50 por cento das pessoas que têm diabetes tipo 1 e 30 por cento daquelas com diabetes tipo 2 desenvolvem retinopatia, que envolve danos na retina provocados por complicações relacionadas com a diabetes. O edema macular clinicamente significativo (EMCS) ocorre quando a retinopatia diabética progride.
-
Quando isto acontece, fluido e depósitos de proteínas acumulam-se perto ou na mácula, a área central da retina, provocando um espessamento e inchaço.O estudo, publicado na “The Lancet”, incluiu 635 pessoas com diabetes tipo 2 e retinopatia diabética ligeira a moderada que receberam aleatoriamente dobesilato de cálcio ou placebo.
-
Oitenta e seis pessoas de 324 que tomaram dobesilato de cálcio e 69 das 311 que tomaram placebo desenvolveram edema macular clinicamente significativo. Os investigadores determinaram que as pessoas que receberam o fármaco tinham uma probabilidade 32 por cento maior de desenvolverem EMCS do que aquelas que receberam placebo.
-
O Dr. Christos Haritoglou, da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, na Alemanha, e colegas referiram que as descobertas demonstram que o dobesilato de cálcio não conseguiu prevenir a ocorrência de EMCS nem reduzir a probabilidade de desenvolver EMCS, durante o período de cinco anos do seguimento.
-
Um comentário a acompanhar o artigo, escrito pela Dr. Anna B. Einarsdottir e pelo Dr. Einar Stefansson, do Hospital Universitário da Islândia, em Reiquiavique, sublinhou a necessidade de distinguir entre a prevenção da retinopatia e a prevenção da cegueira diabética.
-
Os especialistas referiram que a cegueira diabética pode ser reduzida ou prevenida sem reduzir a retinopatia. O rastreio sistémico para a retinopatia diabética e o tratamento preventivo a laser, para aqueles que desenvolveram edema macular ou retinopatia proliferativa, reduz a taxa de cegueira em cerca de 0,5 por cento na população diabética, independentemente da prevalência da retinopatia. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: