terça-feira, 7 de abril de 2009

Fármaco de venda livre contra a Obesidade chega a Portugal

-
Chegou ao mercado português o primeiro fármaco para perder peso que não necessita de prescrição médica.
-
O fármaco, comercializado pela GlaxoSmithKline, é uma versão de baixa dosagem do orlistato, medicamento sujeito a receita médica que é produzido pelo laboratório Roche com uma dosagem de 120 miligramas. O orlistato tem sido largamente recomendado pelos especialistas para combater formas graves de obesidade.
-
Segundo dados da empresa que o comercializa o fármaco de venda livre, os ensaios clínicos demonstraram que, quando associado a uma dieta baixa em calorias e com menos gordura, o orlistato de baixa dosagem, ou seja de 60 miligramas, pode ajudar a perder 50% mais peso do que uma dieta por si só. Os especialistas defendem ainda que a terapêutica farmacológica só está indicada quando as alterações do estilo de vida não resultam.
-
Quanto aos efeitos secundários mais frequentes, cerca de 10% dos pacientes podem sofrer dores de cabeça, hipoglicemia e infecções respiratórias. Os efeitos indesejáveis menos frequentes incluem infecções urinárias, ansiedade, irregularidades menstruais, dor rectal e doenças dos dentes ou gengivas.
-
É de salientar que o fármaco inibe o efeito dos contraceptivos orais e que a sua administração é contra-indicada em jovens, grávidas, mulheres que estejam a amamentar e pessoas com distúrbios alimentares ou com inflamações do intestino.
-
O preço ronda os 55 euros mas, dado ser de venda livre, as farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica podem praticar o preço que desejarem. (Saúde na Internet)
-

Sem comentários: