quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Adolescentes que dormem pouco têm maior predisposição para a depressão

-
Segundo um estudo norte-americano, os adolescentes que dormem habitualmente cinco ou menos horas por noite têm uma probabilidade 71% maior de se tornarem depressivos, e ainda 48% mais propensos a ter pensamentos suicidas, comparativamente aos que dormem pelo menos oito horas por noite.
-
A equipa de investigadores recolheu dados de mais de 15 mil adolescentes e respectivos pais, tendo sido verificado que a duração média de sono era de 7 horas e 53 minutos. Os especialistas afirmam que são necessárias cerca de nove horas de sono diárias, tendo ainda sido determinado que 70% dos jovens iam dormir segundo os horários determinados pelos pais.
-
A falta de sono pode gerar irritação, dificultando assim a capacidade de lidar com o stress do dia a dia, prejudicando a relação com os colegas e adultos. Assim, os cientistas afirmam que será necessário educar pais e filhos sobre os benefícios de práticas mais saudáveis de sono, recomendando a alteração das horas de dormir para se ter a certeza de um sono adequado.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: