quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fumar ao acordar aumenta risco de cancro

-
Segundo um estudo efectuado pela Universidade Penn State, nos Estados Unidos, os níveis de nicotina presentes no sangue são bastante mais elevados quando o cigarro é fumado nos primeiros cinco minutos do dia, ou seja, depois de acordar.
-
Os investigadores mediram os níveis de nicotina no sangue e na urina de 252 pessoas que fumavam pelo menos cinco cigarros por dia durante o período de dois anos. Os resultados revelaram que o consumo de tabaco nos primeiros cinco minutos do dia aumentava a quantidade de nicotina no sangue até 437 nanogramas por mililitro (ng/ml).
-
Fumar entre os seis e os trinta minutos eleva até 352 ng/ml os níveis de nicotina no sangue, enquanto que depois de uma hora este aumento fica-se pelos 215 ng/ml.
-
"As pessoas que consomem tabaco durante os 30 primeiros minutos do dia e fumam dez cigarros diários têm maiores níveis de nicotina do que aqueles que consomem 20 cigarros e começam a fumar depois da primeira hora do dia", afirmou Joshua Muscat, autor do estudo.
-
Baseando nestes resultados, os especialistas recomendam que os fumadores consumam o tabaco uma hora após o despertar. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: