sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ver menos televisão pode ajudar a emagrecer

-
Segundo um estudo publicado na edição de 14 a 28 de Dezembro do Archives of Internal Medicine, os adultos com excesso de peso que reduziram em metade o tempo de televisão durante três semanas queimaram cerca de 120 calorias a mais diariamente comparativamente a um grupo similar de continuou a assistir a cinco horas diárias em média de televisão.
-
Apesar de 120 calorias parecer não ser muito, equivale ao número de calorias gastas numa caminhada de 1,6 km, segundo Jennifer Otten, principal investigadora do estudo.
-
"Precisamos de um estudo maior para ver se esta intervenção ajudaria na perda de peso ou na prevenção do ganho de peso", disse Otten.
-
"Mas, se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar oito milhas [quase 13 km] por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de seis quilos", acrescentou a investigadora.
-
O estudo reuniu 36 adultos com excesso de peso e obesidade que viam pelo menos três horas diárias de televisão, tendo escolhido, de forma aleatória, 20 deles que reduziram esse tempo pela metade, sendo a medição realizada através de acelerómetros presos no braço dos participantes que mediam os seus movimentos.
-
Eles passaram mais tempo em actividades físicas ligeiras ou actividades sedentárias que queimavam mais calorias do que ver televisão, como ler, jogar jogos de tabuleiro ou escrever, constataram os cientistas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: