sábado, 16 de janeiro de 2010

Obesos têm uma maior probabilidade de desenvolver cancro renal

-
Segundo um estudo publicado na edição de Janeiro do British Journal of Urology International, o excesso de peso pode levar a um risco maior de desenvolver a forma mais comum de cancro renal.
-
A equipa de investigadores norte-americanos avaliou mais de 1600 pacientes com tumores nos rins, tendo os especialistas descoberto que as pessoas obesas tinham uma probabilidade 48% maior de desenvolver cancro renal, sendo que esse risco aumentaria em 4% para cada ponto extra no índice de massa corporal (IMC).
-
Os resultados das análises demonstraram que a obesidade estava significativamente associada ao carcinoma renal de células claras, com 38% dos pacientes com a doença a ter um IMC de 30 ou mais, correspondente à obesidade, subindo essa taxa para os 42% nos casos de carcinoma de células claras. A obesidade afectava apenas 31% daqueles com tumores benignos, havendo 67% dos pacientes obesos com tumores malignos, contra 57% dos não obesos.
-
Apesar das razões da associação não serem claras, os especialistas acreditam que o aumento no risco de cancro renal surgia devido a alterações hormonais, redução da função imunológica, hipertensão ou diabetes nos pacientes obesos.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: