segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Alguns sumos de fruta podem reduzir eficácia de medicamentos

-
Sumos de toranja, laranja e maçã podem prejudicar a capacidade do organismo para absorver determinados medicamentos e fazer com que os fármacos sejam menos efectivos, segundo um estudo canadiano.
-
A investigação demonstrou que estes sumos podem diminuir a efectividade de determinados fármacos utilizados para tratar doenças cardíacas, cancro, rejeição de órgãos transplantados e infecções, potencialmente eliminando os seus efeitos benéficos.
-
David Bailey, professor de farmacologia clínica da Universidade Western Ontario e líder do estudo, foi o primeiro investigador, há duas décadas, a identificar o potencial do sumo de toranja para aumentar a absorção de determinados fármacos, possivelmente tornando tóxicas algumas doses.
-
As novas descobertas fazem parte da sua investigação contínua sobre o assunto e foram apresentadas no encontro anual da Sociedade Americana de Química, na Pensilvânia.
-
De acordo com Bailey, recentemente descobriu-se que os sumos de toranja e de outras frutas reduzem substancialmente a absorção oral de determinados fármacos que passam pelo transporte intestinal.
-
A preocupação centra-se na perda dos benefícios da medicação essencial para o tratamento de doenças graves.Voluntários saudáveis tomaram fexofenadina, um anti-histamínico utilizado para combater as alergias, juntamente com um copo de sumo de toranja, ou um copo de água com naringina (que dá o gosto amargo ao sumo de toranja), ou um copo de água simples.
-
Aqueles que beberam sumo de toranja absorveram apenas metade da quantidade de fexofenadina, em comparação com os que beberam água simples.
-
Os investigadores revelaram que a água com naringina serviu para bloquear um transportador chave de fármacos, chamado OATP1A2, envolvido no transporte dos fármacos do intestino delgado para a corrente sanguínea. Bloquear este transportador reduz a absorção dos fármacos e neutraliza os seus potenciais benefícios.
-
Entre os fármacos afectados pelo consumo de sumos de toranja, laranja e maça estão: a etoposida, um agente anticancerígeno; beta bloqueadores (atenolol, celiprolol, talinolol) utilizados para tratar a pressão sanguínea elevada e prevenir ataques cardíacos; e determinados antibióticos (ciprofloxacina, levofloxacina, itraconazol).
-
O efeito da ciclosporina, um fármaco para a prevenção da rejeição de órgãos após transplante, também foi afectado e mais fármacos poderão ainda ser acrescentados à lista à medida que a investigação continuar.
-
Bailey afirmou que os pacientes devem consultar o médico acerca da toma da medicação com sumos, e limitarem-se à água simples quando tomam a maior parte dos medicamentos. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: