segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Nestlé envolvida no escândalo da melamina na China

-
Demissão de alto cargo em Pequim
Nestlé envolvida no escândalo da melamina na China

-
Há já mais de 13 mil bebés internados em hospitais por causa do leite contaminado com melamina. Hoje, o responsável máximo pela segurança alimentar na China demitiu-se e os mercados asiáticos reagiram banindo os produtos vindos da China. De dia para dia o escândalo vai aumentando as suas proporções e hoje a Nestlé foi envolvida no caso após terem sido descobertas amostras de leite UHT em Hong Kong que acusaram a presença do produto tóxico, ainda que em quantidades alegadamente inofensivas. Em Portugal não há perigo, assegura a empresa.
-
A Nestlé, uma das maiores companhias de produtos alimentares, anunciou hoje a retirada de leite UHT em Hong Kong após uma acção de fiscalização que detectou vestígios de melamina (1.4 ppm/partes por milhão) numa embalagem de litro de leite pasteurizado. Com efeito, a dose de melamina detectada na embalagem de leite continha uma dose de melamina 25 vezes inferior ao máximo autorizado na Europa.
-
O produto não estaria à venda ao público mas estaria a ser distribuído para organizações comerciais e empresas de catering, exclusivamente de Hong Kong, segundo adiantou fonte da empresa da Nestlé numa declaração oficial, citada pela Reuters. “Apesar do produto não representar risco para a saúde, a Nestlé iniciou um processo de retirada deste produto de Hong Kong, na sequência de um pedido do Centro de Segurança Alimentar de Hong Kong”, adiantava a comunicação da empresa acrescentando ainda: “Outros produtos lácteos da Nestlé foram testados exaustivamente pelas autoridades chinesas e de Hong Kong e foi confirmado o que já tinha sido avançado ontem... que todos os outros produtos Nestlé testados são seguros”.
-
Em declarações à TSF, o responsável pelo controlo de qualidade da divisão portuguesa da Nestlé assegurou que não há qualquer hipótese de haver lotes de leite em pó chinês contaminado com melamina em Portugal. Ainda assim, adiantou, serão feitas despistagens a esta substância nos produtos da marca, mas apenas por precaução.
-
O envolvimento da Nestlé - que - desta forma, se junta a uma lista de empresas que vem crescendo todos os dias - no escândalo que rebentou no início da passada semana na China foi apenas o desenvolvimento mais recente deste caso que assume proporções cada vez mais dramáticas. Hoje, as autoridades fizeram mais uma actualização dos números. Há cerca de 53 mil crianças que foram afectadas pela contaminação com melamina, dos quais 13 mil se encontram internados e, destes, 104 estão em estado grave. O número de mortes declaradas fixou-se em quatro desde o final da semana passada.
-
A gravidade da situação fez com que o responsável máximo da segurança alimentar na China, Li Changjiang, apresentasse hoje a sua demissão, naquela que foi a primeira demissão de um alto cargo em Pequim na sequência desta crise. O Conselho de Estado aceitou a demissão e já nomeou para o cargo o seu substituto: Wang Yong. (Público)
-

Sem comentários: