sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Três dos quatro medicamentos suspeitos para artrite reumatóide à venda em Portugal

-
Alerta da agência norte-americana de medicamentos
Três dos quatro medicamentos suspeitos para artrite reumatóide à venda em Portugal.

-
A agência norte-americana dos medicamentos e dos produtos alimentares (FDA) alertou hoje para os riscos dos efeitos secundários graves apresentados por quatro medicamentos para o tratamento da artrite reumatóide, três dos quais estão à venda em Portugal.
-
Os medicamentos Humira, Cimzia, Enbrel e Remicade apresentam perigo para os doentes, que podem contrair infecções pulmonares, indicou em comunicado a FDA. O PÚBLICO confirmou no site do Infarmed que o Humira, o Enbrel e o Remicade estão à venda no mercado português.
-
A Agência Lusa contactou a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) para saber se os quatros medicamentos estão à venda em Portugal, que remeteu informações para hoje.
-
Segundo a agência norte-americana, dos 240 casos de infecções chamados histoplasmoses assinalados pela FDA, pelo menos 12 pacientes morreram.
-
"Nos termos da nova autoridade da FDA, requeremos uma modificação das notas de advertência e uma avaliação dos riscos", afirmou Bob Rappaport, um dos responsáveis pela agência.
-
Tal medida permitiria que os médicos se tornassem mais vigilantes, sendo "necessário assegurar que os benefícios dos medicamentos ultrapassam os riscos", acrescentou.
-
A FDA aconselha os doentes que tomam estes medicamentos e que tenham tosse, febres persistentes e falta de ar para contactarem os seus médicos.
-
Além da artrite reumatóide, os quatro medicamentos são também prescritos para tratar a doença de Crohn e psoríase (dermatose crónica da pele).
-
Os fabricantes destes medicamentos são o belga UCB Pharma (Cimzia) e os americanos, Habbott (Humira), Amgen (Enbrel) e Centocor (Remicade). (Público)
-

Sem comentários: