terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ambiente de Trabalho pode acelerar aparecimento de artrite reumatóide

-
Os investigadores do Instituto Karolinska de Estocolmo divulgaram que há muito tempo se sabe que determinados factores ambientais, como fumar e beber álcool, assim como a hereditariedade, aumentam o risco de desenvolver a doença.
-
O estudo, publicado na "Psychotherapy and Psychosomatics", sugere que o stress e uma pesada carga de trabalho, assim como ter pouco controlo sobre os resultados, aumentam a probabilidade de desenvolver artrite reumatóide.
-
Os investigadores principais, Lars Alfredsson, do Departamento de Medicina Ambiental, e Lars Lareskog, do Departamento de Medicina, expuseram correlações claras entre a doença e empregos nos quais as pessoas não controlam a sua própria situação.
-
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, na qual as articulações se inflamam simetricamente, incluindo habitualmente as das mãos e dos pés, originando inchaço, dor e muitas vezes levando à destruição definitiva do interior da articulação. A artrite reumatóide também pode desencadear uma variedade de sintomas em todo o corpo.
-
Desconhece-se a sua causa exacta, embora sejam muitos os vários factores (inclusive a predisposição genética) que podem influir na reacção auto-imune. Cerca de 1 % da população sofre desta doença, que afecta as mulheres duas ou três vezes mais frequentemente que os homens. (http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=6195)
-

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Quem se preocupa com o bem estar dos trabalhadores no local de trabalho? O que interessa é se é rentável e o lucro que se obtém.
E não é só a artrite reumatóite infelizmente as doenças que se podem herdar na luta pelo ganha-pão.

Abraço