sábado, 4 de outubro de 2008

Diabetes: Hospital de Santo António cria consulta

-
Para ajudar a lidar com doença
Diabetes: Hospital de Sto António cria consulta
-
O Hospital de Santo António, no Porto, anunciou esta quinta-feira a criação da Consulta Terapêutica Educacional da Diabetes (CTED), que tem por objectivo fornecer ao doente estratégias para uma melhor compreensão e relação com a doença que afecta cerca de um milhão de portugueses.
-
A consulta será orientada por uma equipa formada por médico, enfermeiro, nutricionista, podologista, assistente social e psicólogo. Pretende-se que durante cerca de cinco meses, os doentes frequentem quatro sessões da CTED, durante as quais serão abordados “conceitos que, devidamente aplicados, lhes permitirão ter uma vida saudável com a sua diabetes".
-
De acordo com Isabel Mangas Palma, médica Endocrinologista responsável pela consulta, a diabetes Mellitus (DM) tipo 2 é a principal causa de cegueira, insuficiência renal e doença cárdio e cerebrovascular. A CTED visa uma abordagem global do doente, permitindo identificar e tratar eficazmente problemas de várias ordens que poderão estar na base do mau controlo metabólico.
-
"No início e no fim do processo, os doentes são avaliados analiticamente de modo a ser traçada com maior precisão a sua evolução e de forma a tornarem-se independentes no controlo da doença", assinalou a especialista, precisando que na fase piloto da CTED foram atendidos 120 diabéticos. (Correio da Manhã)
-

Sem comentários: