quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cálcio associado a um menor risco de cancro

-
Investigadores norte-americanos referiram que níveis mais elevados de cálcio estão associados a um menor risco de cancro em geral para as mulheres e a um menor risco de cancro colo-rectal nos homens e nas mulheres.
-
O Dr. Yikyung Park, do Instituto Nacional do Cancro, em Bethesda, e colegas analisaram dados de 293 907 homens e 198 903 mulheres que participaram num estudo sobre saúde e dieta alimentar.
-
Os participantes responderam a um questionário sobre os hábitos alimentares, quando iniciaram o estudo entre 1995 e 1996, relatando as quantidades e a frequência com que consumiam produtos lácteos e outros alimentos.
-
Os dados foram então relacionados com os registos estatais oncológicos para identificar novos casos de cancro em 2003.O estudo, publicado na “Archives of Internal Medicine”, descobriu que, após uma média de sete anos de seguimento, 36 965 casos de cancro foram identificados em homens e 16 605 em mulheres.
-
Os autores do estudo referiram que, tanto nos homens como nas mulheres, a ingestão de alimentos lácteos e de cálcio estava inversamente associada aos cancros do sistema digestivo.
-
Um quinto dos homens que consumiram a maior quantidade de cálcio através de alimentos ou suplementos, cerca de 1 530 miligramas por dia, tinham um risco 16 por cento menor de sofrerem destes tipos de cancros do que um quinto que consumiu a menor quantidade, 526 miligramas por dia.
-
ara as mulheres, um quinto das que consumiram a maior quantidade de cálcio, 1 881 miligramas por dia, apresentaram um risco 23 por cento menor do que um quinto daquelas que consumiram a menor quantidade, 494 miligramas por dia. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: