sábado, 7 de fevereiro de 2009

Combinação de fármacos reduz mortalidade por ataque cardíaco em hipertensos

-
Investigadores norte-americanos revelaram que os pacientes com elevada pressão sanguínea que tomaram um diurético e um fármaco poupador de potássio reduziram a mortalidade cardíaca em 40 por cento.
-
Os diuréticos apresentam um grande interesse no tratamento da hipertensão arterial, sendo considerados anti-hipertensores de 1ª linha. São geralmente eficazes, capazes de reduzir efectivamente a morbilidade e a mortalidade cardiovasculares e bastante bem tolerados.
-
É recomendado que a escolha inicial de um anti-hipertensor recaia num de 1ª linha, como, por exemplo, diurético ou bloqueador beta.
-
Os investigadores do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, no Tennessee, analisaram dados de ensaios clínicos de fármacos diuréticos e revelaram que utilizar a combinação de fármacos põe em questão as actuais linhas de orientação de tratamento, que recomendam a utilização de um diurético, como as tiazidas, isoladamente como terapia inicial para a hipertensão.
-
Estudos observacionais anteriores tinham descoberto um aumento de mortes cardíacas súbitas em pacientes a tomar diuréticos tiazidas isoladamente, e um demonstrou que a morte súbita era maior nas doses mais elevadas de tiazidas, revelou o autor principal, o Dr. John Oates.
-
Estudos em modelos animais de ataques cardíacos também demonstraram que baixos níveis de potássio, provocados pelas tiazidas, podem levar a ritmos cardíacos anormais que conduzem a morte súbita.
-
Os resultados foram publicado na "Journal of the American Society of Hypertension".
-
Os diuréticos são frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão. Actuam inicialmente produzindo a eliminação de sal e água através da urina. Reduzem a quantidade de líquidos circulantes na corrente sanguínea que, por sua vez, reduz a pressão existente nas artérias.
-
O consumo de elevadas doses de potássio favorece a eliminação de sódio, que é consumido maioritariamente sob a forma de sal que, como se sabe, faz com que a pressão aumente.(farmacia.com.pt)
-

1 comentário:

Jorge Correia disse...

Eu tomo um medicamento que é dois em um. Ainda não tinha percebido qual a razão mas com esta notícia fiquei mais esclarecido.