terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Exercício pode não ajudar a perder peso

-
Investigadores norte-americanos confirmam o que muitos dietistas têm vindo a afirmar, dizendo que a actividade física não ajuda as pessoas a perder peso.
-
Os investigadores compararam análises feitas em mulheres afro-americanas residentes nos Estados Unidos com mulheres africanas da Nigéria. Em média, as mulheres dos Estados Unidos pesavam 83kg, e as da Nigéria 58kg.
-
Foram estudadas 149 mulheres provenientes de duas aldeias na Nigéria, e 172 mulheres de Chicago.
-
Consoante o tamanho do corpo, as mulheres de Chicago "queimavam" em média 760 calorias por dia através da actividade física, e as da Nigéria 800 calorias, uma diferença que, segundo os investigadores, não era significativa.
-
"A diminuição de actividade física pode não ser o primeiro sinal de uma epidemia de obesidade", afirmou a nutricionista Amy Luke. "Gostavamos muito de afirmar que a actividade física era muito positiva no controlo do peso, mas não parece ser esse o caso", acrescentou.
-
A nutricionista afirmou que a dieta pode explicar a diferença entre as mulheres. A dieta das nigerianas era fica em fibra e hidratos de carbono e pobre em gordura e proteína animal, mas a das residentes nos Estados Unidos era 40 a 45% de gorduras e rica em alimentos processados.
-
No entanto, os investigadores acrescentam que a prática de exercício física queima mais calorias, mas também compensa com o consumo de mais comida. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: