domingo, 13 de dezembro de 2009

Adolescentes fisicamente activos são mais inteligentes

-
Estudo sueco afirma que os adolescentes mais activos são mais espertos que os sedentários.
-
Segundo os autores do estudo, provenientes da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, esta descoberta pode ter implicações importantes na educação das crianças e dos jovens visto que as aulas de educação física poderiam promover um estilo de vida mais saudável, reduzindo ainda o insucesso intelectual e académico.
-
Foram avaliados dados sobre a inteligência e actividades físicas recolhidos durante o alistamento militar de mais de um milhão de homens nascidos entre 1950 e 1976, tendo os investigadores descoberto uma forte ligação entre o condicionamento cardiovascular e a esperteza, mas não entre a força muscular e medidas de inteligência.
-
Os resultados demonstraram que as mudanças no condicionamento físico poderiam ter um impacto positivo nos resultados cognitivos.
-
"Indivíduos do sexo masculino com melhor condicionamento cardiovascular previsto entre os 15 e 18 anos de idade exibiram significativamente maiores resultados de inteligência do que indivíduos com menor condicionamento cardiovascular", destacaram os especialistas.
-
Outro facto importante do estudo foi a comparação entre gémeos, permitindo aos investigadores remover influências genéticas, sociais e familiares. No entanto, permanece ainda a dúvida sobre quem nasceu primeiro, os mais activos ou os mais espertos, lembrando a questão do ovo e a galinha e qual nasceu primeiro.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: