quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Poluição pode aumentar riscos de pneumonia entre idosos

-
Segundo um estudo efectuado pela Universidade de McMaster, no Canadá, a exposição prolongada dos idosos a níveis elevados de poluição do ar pode aumentar os seus riscos de serem hospitalizados devido a pneumonia.
-
De acordo com os autores do estudo, a poluição emitida pelos carros e indústrias pode ser responsável por um impacto significativo na saúde cardio-respiratório dos idosos, aumentando assim os casos de hospitalização.
-
Foram avaliados dados de 365 idosos que tinham sido hospitalizados com confirmação de pneumonia, bem como outras pessoas da mesma vizinhança dos pacientes, e ainda dados sobre a qualidade do ar. Os investigadores constaram que a exposição durante mais de um ano a elevados níveis de dióxido de nitrogénio e material particulado inalável duplicava as hipóteses de internamento devido à doença. Por outro lado, a exposição ao dióxido sulfúrico não estava associado com esse risco.
-
Um outro estudo já havia destacado que cerca de 600 mil pessoas são hospitalizadas devido a pneumonia todos os anos só nos Estados Unidos, sendo a doença que provoca mais mortes no país.Os resultados do estudo vêm evidenciar ainda mais o papel da poluição provocada pelas indústrias e pelo tráfego na saúde pulmonar dos idosos.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: