sábado, 5 de dezembro de 2009

Nova esperança no tratamento de pulmões em prematuros

-
Um estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine veio trazer novas esperanças para as crianças que nascem com problemas nos pulmões, tendo uma equipa de cientistas demonstrado pela primeira vez que as células estaminais podem proteger e reparar o pulmão de ratos recém-nascidos.
-
"O facto realmente excitante que descobrimos foi que as células estaminais são como pequenas fábricas, bombeando factores de cura", afirmou o investigador Bernard Thébaud, da Universidade de Alberta, no Canadá. "Este líquido de cura parece aumentar a potência das células saudáveis do pulmão e ajudá-las a reparar os pulmões", acrescentou o especialista.
-
A equipa de investigadores simulou a prematuridade em ratos recém-nascidos, tendo injectado células estaminais derivadas da medula óssea nas vias aéreas dos roedores.
-
Após o período de duas semanas, os animais tratados eram capazes de correr duas vezes mais longe, tendo ainda melhores taxas de sobrevivência, do que os restantes.Após exame aos pulmões dos ratos tratados, os cientistas observaram que as células estaminais tinham "reparado" os pulmões, prevenindo ainda outros danos no órgão.
-
Seguindo estes resultados, os especialistas acreditam que surgiu uma nova esperança na utilização de células estaminais no tratamento de bebés com doenças crónicas.
-
"Em poucos anos prevejo que seremos capazes de aproveitar estas descobertas e começar testes clínicos com bebés prematuros", disse a pediatra Roberta Ballard, da Universidade da Califórnia.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: