Segundo um estudo efectuado pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, a solidão aumenta os riscos de desenvolver cancro e morrer por causa da doença. Os cientistas constataram, através de análises em ratos, que o isolamento, tal como o stress, aumentava significativamente a probabilidade do crescimento de tumores na mama e do surgimento de tumores mais agressivos e mortais.
-
Os autores afirmaram que os mesmos resultados podem surgir em humanos, embora sejam necessários mais estudos para confirmar tal relação.
-
Já era sabido que os pacientes que sofriam de cancro e depressão tinham piores resultados de sobrevivência, tendo estudos anteriores demonstrado que o apoio social poderia melhorar os resultados de saúde dos pacientes com cancro da mama.
-
Novos testes confirmaram tal associação, pois os animais em isolamento tinham um risco três vezes superior de cancro e maiores níveis de corticosterona - hormona do stress - no seu organismo.
-
"É possível que situações stressantes afectem indirectamente o risco de cancro, ao fazer as pessoas mais propensas a ter comportamentos nocivos que aumentam o risco, como comer, beber em excesso e fumar", concluíram os investigadores.(farmacia.com.pt)
-
Sem comentários:
Enviar um comentário