Segundo um estudo sueco publicado no American Journal of Clinical Nutrition, as mulheres que tomam doses elevadas de vitamina C através de suplementos podem ter um risco acrescido de desenvolver cataratas à medida que envelhecem.
-
Foram analisadas cerca de 24 mil mulheres durante o período de oito anos, tendo os resultados revelado que a suplementação regular ou ocasional de 1000 mg por porção estava associada a uma propensão 25% maior de ter que se realizar a cirurgia de remoção das cataratas.
-
Para além disso, aquelas que recorriam a suplementação durante dez anos ou mais, juntamente com o facto de terem mais de 65 anos de idade ou com terapias de reposição hormonal ou medicamentos corticosteróides, tinham um risco ainda maior de ter o problema de vista.
-
No entanto, os autores do estudo destacam que o mesmo risco não foi observado no consumo de vitamina C através de frutas e vegetais, apenas na suplementação do nutriente.
-
Cerca de 59% das mulheres na Suécia com idades entre 49 e 83 anos recorrem a algum tipo de suplemento alimentar, sendo que 5% delas afirmaram tomar vitamina C, e 9% tomavam multivitaminas contendo cerca de 60 mg dessa vitamina. Entre as mulheres que tomavam suplementos exclusivo dessa vitamina, cerca de 13% realizaram cirurgias por causa das cataratas no período avaliado, contra apenas 9% daquelas que não tomavam suplementos e 11% daquelas que usavam multivitaminas.(farmacia.com.pt)
-
Sem comentários:
Enviar um comentário