sábado, 5 de dezembro de 2009

Obesidade na infância pode levar a problemas na coluna

-
Segundo um estudo apresentado no Encontro Anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, as crianças e adolescentes com peso a mais ou obesos têm uma probabilidade maior de sofrer dores severas nas costas e patologias na coluna.
-
Os autores do estudo avaliaram um grupo de jovens com dores nas costas que foram atendidos no hospital nas urgências, tendo notado que a maioria deles estava acima do peso, e muitos deles apresentavam mesmo patologias na parte inferior da coluna, atingindo os discos.
-
Foram analisadas imagens da coluna de 188 pessoas com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos que afirmavam ter dores nas costas, tendo os investigadores descoberto que mais de metade tinham anormalidades na coluna lombar, com apenas seis pacientes a não terem doença nos discos.
-
As análises revelaram ainda que 68% dos que tinham excesso de peso apresentavam anormalidades, enquanto que apenas 38% daqueles com peso normal tinham esses problemas na coluna.
-
“Hérnia discal e doença da coluna são geralmente tidas como um problema de pessoas idosas, mas vimos que ocorre também em jovens obesos. Este é o primeiro estudo a mostrar uma associação entre o aumento do índice de massa corporal e anormalidades de disco em crianças”, afirmou o investigador Judah G. Burns.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: