quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Portugueses vacinaram-se mais este ano contra a gripe

-
O Vacinómetro, projecto da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica-Geral, monitorizou todas as semanas entre 15 de Setembro e esta quarta-feira, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe sazonal em Portugal.
-
Os resultados revelaram que mais de metade das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para imunização contra a gripe sazonal foi vacinada no período de três meses. Segundo o pneumologista, António Diniz, a gripe pandémica foi a responsável por este aumento face a 2008.
-
"O facto de termos estado num ano em que se falou muito de gripe, sobretudo por causa da gripe pandémica, contribuiu, de alguma forma, para sensibilizar as pessoas em relação à gripe sazonal", afirmou António Diniz, consultor da Direcção-Geral da Saúde (DGS).
-
Entretanto foi anunciado através da ministra da Saúde que as crianças até aos 12 anos de idade, incluídas no grupo C e cuja vacinação estava prevista para Janeiro, vão poder ser vacinadas contra a gripe A ainda este mês.
-
Esta medida tornou-se possível devido à sobra de vacinas, visto que os adultos previstos nos outros grupos prioritários só receberam uma dose e não as duas inicialmente previstas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: