sábado, 5 de dezembro de 2009

Chocolate amargo pode reduzir nível de stress

-
Segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Proteome Research, o chocolate amargo reduz os níveis das hormonas do stress em pessoas que se sentem muito stressadas.
-
Os participantes do estudo consumiram 40 gramas de chocolate amargo diariamente, tendo posteriormente sido analisadas amostras da urina e do plasma sanguíneo no início, meio e final da pesquisa por parte dos investigadores.
-
As hormonas cortisol e catecolaminas, ligadas ao stress, foram encontradas em menores quantidades depois do consumo do chocolate.
-
De acordo com Sunil Kochhar, um dos autores do estudo, o consumo diário de chocolate resultou em modificações significativas no metabolismo dos voluntários. O investigador acredita ainda que o consumo revelou ter consequências a longo prazo para a saúde humana em apenas duas semanas de tratamento.
-
"Isto foi observado através da redução dos níveis das hormonas associadas ao stress e à normalização dos sinais do stress metabólico", afirmam os investigadores.
-
Vários estudos já haviam demonstrado que alguns elementos presentes no chocolate, como os polifenóis, poderiam ter benefícios para a saúde.
-
Apesar dos resultados, os investigadores lembram que apenas trinta pessoas fizeram parte deste estudo, sendo necessário aprofundar este tipo de pesquisas com um maior número de participantes.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: