quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Vitamina D aumenta sobrevivência de doentes com linfoma

-
Segundo um estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, os níveis de vitamina D em doentes com um tipo específico de linfoma podem estar relacionados com o avanço do estado do cancro bem como a probabilidade de sobrevivência.
-
Foram analisadas 374 pessoas diagnosticadas com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB), a forma mais comum da doença, tendo os testes sugerido que metade dos doentes não apresentava níveis normais de vitamina D no organismo. Para além disso, foi observado nestes mesmos doentes um risco 1,5 vezes superior de progressão da doença.
-
Após terem sido ajustados com outros factores, foi observado que, durante o tempo de estudo, o risco de morte entre os doentes com deficiência de vitamina D era o dobro comparativamente aos pacientes que apresentavam níveis normais da referida vitamina.
-
"O papel exacto que a vitamina D pode desempenhar no aparecimento ou progressão do cancro é desconhecido, mas sabemos que a vitamina desempenha um papel na regulação do crescimento celular, entre outros processos importantes na limitação dos tumores", afirmou Matthew Drake, líder do estudo.
-
O investigador alerta, contudo, que estes são apenas resultados preliminares, sendo necessárias mais investigações para aprofundar o estudo.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: