quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Alimentos energéticos podem aumentar risco de diabetes

-
Investigadores sugerem que dietas ricas em alimentos energéticos, isto é, alimentos que têm como função fornecer energia ao organismo, como carbohidratos ou lípidos, podem aumentar as probabilidades de uma pessoa vir a sofrer de diabetes.
-
Segundo um estudo conduzido no Reino Unido, os adultos que consumiam uma dieta rica neste tipo de alimentos apresentavam um risco 60% superior de virem a sofrer de diabetes do tipo 2, comparativamente aos restantes. Esta associação era, no entanto, independente do índice de massa corporal dos intervenientes, bem como da quantidade de calorias e gorduras que eram consumidas, e estilo de vida praticado.
-
Relativamente à frequência de alimentação, os dados do estudo revelaram ainda que aqueles que recorriam a uma dieta rica em alimentos energéticos consumiam 2592 calorias a mais diariamente. Este grupo consumia grandes doses de carne processada e doses reduzidas de vegetais e fruta.Em contraste, aqueles com a dieta "menos energética" consumiam cerca de 1539 calorias por dia, com a presença de vegetais, fruta e bebidas sem calorias na sua dieta.
-
Durante um estudo de acompanhamento os investigadores notaram que 725 pessoas vieram a desenvolver diabetes do tipo 2, e que aquelas que tinha uma alimentação energética tinham uma probabilidade 60% superior de desenvolver a doença.
-
Apesar de ser necessário aprofundar estes estudos, as descobertas vieram sugerir que seria benéfico adoptar um tipo de dieta "menos energética", em combinação com um estilo de vida onde a actividade física está presente, de forma a prevenir o aparecimento da doença.(farmacia.com.pt)
-