sábado, 8 de novembro de 2008

Doenças respiratórias: 10% dos portugueses automedica-se

-
Tem vindo a decorrer durante os dias 6 e 7 de Novembro as 1as Jornadas de Patologia Respiratória em Medicina Familiar, que visam a discussão da elevada prevalência de doenças respiratórias como a asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e a apneia de sono. A iniciativa foi organizada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
-
Segundo Agostinho Marques, Pneumologista e Director da Faculdade de Medicina do Porto, existem muitos doentes com este tipo de patologias que recorrem à automedicação. "Os pais utilizam indevidamente os antibióticos nas crianças, o que aumenta a sua resistência às bactérias e à toxicidade", afirmou. "Em situações de doença futura, esta habituação prejudica os tratamentos e a sua eficácia", acrescentou o pneumologista.
-
Agostinho Marques afirmou ainda que as doenças respiratórias aumentam durante o Inverno, levando muitas pessoas a utilizarem os medicamentos de forma a eliminar os primeiros sintomas. "As crianças são as mais prejudicadas pois nesta altura do ano sofrem muito de constipações e alergias. É sabido que mais de 40% dos portugueses sofre de doenças respiratórias, sendo que o tabagismo é também uma das causadas deste tipo de patologias", referiu o especialista.
-
O encontro conta com a presença de 400 médicos de família, tendo como objectivo a partilha de casos e experiências clínicas. Nesta sexta-feira, dia 7 de Novembro, serão revelados os melhores trabalhos de investigação na área da cessação tabágica. Nas investigações serão abrangidos dois temas: dados de prevalência do tabagismo em várias zonas do país, e estratégias para melhorar as consultas para fumadores nos Centros de Saúde.
-
As 1as Jornadas de Patologia Respiratória em Medicina Familiar são realizadas no Hotel Sheraton Porto, destinando-se apenas a Médicos de Família, contando com o patrocínio científico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral. (Farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: