segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cancro: Cientistas criam tomate roxo que pode evitar a doença

Cancro: Cientistas criam tomate roxo que pode evitar a doença
-
O tomate é rico em antocianina, um antioxidante que também está presente em frutas, como as amoras, e que é conhecido pela sua capacidade de ajudar a desacelerar o crescimento das células cancerígenas.
-
Uma equipa de cientistas britânicos resolveu desenvolver tomates roxos ao incorporar genes da planta boca-de-dragão, rica em antocianina. Esta substância acumulava-se nos tomates em níveis mais elevados do que os atingidos anteriormente, provocando na pele e na polpa da fruta uma cor roxa intensa.
-
Os investigadores realizaram testes com ratos criados para serem susceptíveis ao cancro, notando que aqueles que tiveram uma dieta complementada com os tomates roxos viviam mais tempo do que os que comeram tomates vermelhos.
-
"Este é o primeiro exemplo de um organismo geneticamente modificado com um elemento que realmente oferece um benefício potencial a todos os consumidores", afirmou a investigadora Cathie Martin.
-
A equipa de cientistas tem vindo a investigar formas de aumentar os níveis de compostos saudáveis em frutas e legumes mais consumidos, sendo que o próximo passo será o de verificar os resultados deste estudo em humanos. (Farmacia.com.pt)
-