sábado, 8 de novembro de 2008

Estudo liga falta de sono a cancro da mama

-----------------------------------------------------Photo credits: Maria Takes pictures
-
Investigadores japoneses sugerem que as mulheres que dormem 6 ou menos horas por noite estão a aumentar a probabilidade de virem a sofrer cancro da mama.
-
Os cientistas analisaram os hábitos de cerca de 24 mil mulheres com idades compreendidas entre os 40 e os 79 anos, durante o período de 8 anos. Durante esse tempo, 143 delas foram diagnosticadas com cancro da mama.
-
Os investigadores notaram que aquelas que dormiam regularmente seis ou menos horas por noite tinham uma probabilidade 62% superior de ter cancro da mama, comparativamente com as que dormiam regularmente 7 horas. Eles notaram ainda que aquelas que dormiam, em média, 9 horas por noite tinham uma probabilidade 28% inferior de contrair a doença.
-
Segundo os investigadores a resposta pode estar na hormona melatonina, produzida pelo cérebro durante o sono, e que teria um papel importante na prevenção do cancro da mama ao controlar a quantidade de hormonas sexuais libertada. Outros factores, como a qualidade de sono ou a utilização de medicamentos para dormir não foram, no entanto, factores de análise neste estudo.
-
"A actualidade sugere que os hábitos na hora de dormir podem ter um pequeno efeito no risco de cancro da mama", afirmou Henry Scowcroft, da Cancer Research UK ao jornal Daily Mail. "Mas ainda é muito cedo para dizer se este efeito é importante quando comparado com outros factores de risco no estilo de vida, como peso, exercícios e consumo de álcool", concluiu. (Farmacia.com.pt)
-
-

Sem comentários: