sábado, 29 de novembro de 2008

Análise ao sangue pode detectar cancro do colón

-
Investigador israelita desenvolveu um teste ao sangue, simples e barato, para detectar o cancro no cólon.Segundo Nadir Arber, professor de medicina e gastroenterologia na Faculdade de Medicina Tel Aviv University, este teste consegue detectar células de pólipos do cólon (os percursores para o cancro do cólon) no sangue, com um grau elevado de sensividade e eficácia.
-
O teste é baseado na pesquisa do oncogene para o cancro colo rectal, um gene codificador de proteína, que quando desregulado participa no início e desenvolvimento do cancro.
-O exame recorre ao facto dos pólipos no cólon emitirem biomarcadores, e que podem ser detectados no sangue em níveis muito reduzidos.
-
Estudos recentes demonstraram que este teste pode identificar de forma segura adenomas, os pólipos que se convertem no cancro do cólon, com uma taxa de sucesso superior a 80%.
-
Muitos pacientes evitam fazer colonoscopias, não só pelo tipo de exame em si mas também devido ao seu custo, pelo que este exame poderá vir a facilitar a prevenção da doença. (Farmacia.com.pt)
-